Celebrado em 22 de março desde 1993, o Dia Mundial da Água foi criado para conscientizar as pessoas sobre a importância da água e de sua utilização responsável. Atualmente, cerca de 25% da população global não tem acesso a água potável e, com isso em mente, a Organização das Nações Unidas criou uma campanha permanente para informar o público sobre o estado de conservação das reservas de água e incentivar ações que protejam este recurso natural imprescindível à vida e a diversas atividades econômicas.
Neste ano, o tema do Dia Mundial da Água é “água subterrânea: tornando o invisível visível”. A água subterrânea é invisível, mas o seu impacto é sentido em todos os lugares. Fora de vista, sob os nossos pés, a água subterrânea é um tesouro escondido que enriquece as nossas vidas. Nas partes mais secas do mundo, a água subterrânea pode ser a única fonte de água à qual as pessoas têm acesso.
Quase toda a água doce líquida do mundo é subterrânea, contribuindo para o fornecimento de água potável, os sistemas de saneamento, a agricultura, a indústria e os ecossistemas. Em vários lugares, as atividades humanas poluem e usam de forma excessiva a água subterrânea.
No futuro, as águas subterrâneas irão exercer um papel central nas adaptações decorrentes das mudanças climáticas. Precisamos trabalhar em conjunto para administrar esse precioso recurso de maneira sustentável. A água subterrânea pode estar fora de vista, mas não pode ficar longe da mente. Fazemos parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande, um grupo de entidades que trabalha para proteção do Rio, a conservação, a recuperação e o uso racional dos recursos.
A CARAPRETA, uma empresa que tem na sustentabilidade um de seus valores fundamentais, utiliza a água de forma consciente, monitorando constantemente a qualidade e os níveis nas fontes subterrâneas e superficiais onde faz a captação. Mais do que isso, emprega estratégias de economia circular que ajudam a minimizar o desperdício e maximizar as possibilidades de reutilização da água.
Conheça mais sobre o roteiro das águas na Fazenda Carapreta assistindo ao vídeo que criamos especialmente para o Dia Mundial da Água clicando aqui.