Hoje, dia 22 de abril, é celebrado o Dia da Terra, data especial em que as atenções são voltadas para as mudanças climáticas e, principalmente, para aquilo que podemos fazer para garantir a saúde do planeta.
Desde a sua criação, a CARAPRETA investe em projetos de sustentabilidade que, alinhados a práticas de ESG, podem reduzir significativamente os impactos e contribuir para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais do planeta.
Recentemente, a empresa concluiu as obras de sua nova usina fotovoltaica, prevista para entrar em operação já no mês que vem na Fazenda Santa Mônica, localizada na região do Semiárido Mineiro. A usina contará com 6048 módulos fotovoltaicos (ou placas solares) montados no solo, sobre estruturas conhecidas como “sistemas Solar-Tracker”, que direcionam o painel conforme a posição do sol, otimizando a captação da luz.
A energia gerada nos painéis é transportada até o inversor solar, que a converte de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), tornando-a apta para alimentar as residências, pivôs de irrigação e frigoríficos.
![Infográfico Usina Fotovoltaica](https://institucional.carapretaoficial.com.br/wp-content/uploads/2022/04/USINA-SOLAR-FOTOVOLTAICA.png)
A usina fotovoltaica da Fazenda CARAPRETA tem capacidade instalada de 4MWh. Considerando o período médio de incidência solar diária, espera-se que a produção mensal gire em torno de 600 mil kW por mês, para um total estimado de 7.1 GW/ano.
Com essa capacidade, a usina evitará a emissão de 690 TnCO² eq (toneladas de carbono equivalente – uma unidade de medida global para cálculo de emissões de gases de efeito estufa) e contribuirá para a preservação do meio ambiente.